O peixe betta é um ótima escolha para ser o seu bichinho de estimação

Coloridos, fáceis de cuidar e apaixonantes: esses são os peixes betta, conhecidos por suas longas caudas e por serem ótimos bichinhos de estimação. Esses peixes possuem baixo custo e não exigem muito esforço na hora dos cuidados, mas isso não quer dizer que não precisem ser tratados com atenção e carinho.

A Dog In Box trouxe algumas dicas para te ajudar a cuidar desse peixe tão fofo. Confira:

1. O aquário ideal para o seu peixe betta

Apesar de serem bastante resistentes, os peixes betta também precisam de conforto. Antes de comprar o aquário para o seu bichinho, decida se o seu peixe ficará sozinho ou se terá companhia, porque isso influenciará no tamanho do aquário a ser comprado.

Caso opte por apenas um peixe, o ideal é que o aquário possua a capacidade de, no mínimo, 15 litros de água, e que não seja muito alto, pois esses peixes também gostam de respirar o ar atmosférico. Plantas e esconderijos são itens que divertem o seu peixe e criam um ambiente parecido com o habitat natural dele, invista nisso!

A temperatura do aquário também importa: para uma vida confortável, a temperatura ideal da água precisa estar entre 26ºC e 28ºC. Por isso, ter um termostato com aquecedor ajuda a água a ficar sempre gostosa para o seu amigo. 

2. Hora da comida

Para descobrir a quantidade ideal de ração que deve ser oferecida ao seu peixe, você precisa observar o seu bichinho. Ofereça pequenas quantidades (entre 3 a 6 grãos) de ração para o seu peixe e veja o quanto ele comerá no período de 5 minutos. Você também pode ir oferecendo o alimento aos poucos e parar quando ele pegar o alimento e devolver ou simplesmente rejeitar. 

O ideal é que a comida seja oferecida três vezes ao dia (pela manhã, tarde e noite), mas, caso não seja possível, ofereça pelo menos duas vezes ao dia. Se observar que o seu peixe ainda está com fome, dê mais ração. Mas atenção: retire todas as sobras de ração do aquário, para evitar a sujeira. Você pode fazer isso com o auxílio de uma rede para aquários.

Leia também: Conheça os cuidados básicos com os peixe de estimação

3. Cuidado com o temperamento

Os peixes betta são conhecidos por serem temperamentais e briguentos. Por isso, tome cuidado quando for colocá-lo junto a outros peixes. Você pode optar por um casal, um peixe macho e uma fêmea, ou colocar fêmeas juntas, mas fique atento para evitar brigas. Colocar mais de um macho junto não é uma boa ideia, pois os bettas são territorialistas e frequentemente brigam entre si.

Caso opte por peixes de outras espécies, pesquise antes de comprar e analise os comportamentos para que não aconteçam brigas. Nesse caso, opte por aquários grandes, com inúmeras possibilidades de esconderijos.

No site da Dog In Box, você encontra acessórios para o seu aquário e, em nosso blog, confere muitas dicas e curiosidades sobre a vida animal.