Conheça mais sobre o réptil neste material especial que a Dog In Box preparou para você 

Se você está procurando por um pet tranquilo, que não exige muita atenção e se adapta facilmente a novos ambientes, a tartaruga pode ser a escolha certa! Silenciosa e independente, o réptil é indicado para tutores de todas as idades, mas é sempre importante conhecer mais sobre o animal antes de levá-lo para casa. 

1.Terrestre ou aquática 

Quando o assunto são tartarugas domésticas, dividimos as espécies em duas: terrestres e aquáticas, que têm comportamentos e exigem cuidados distintos. 

As terrestres podem ser criadas em jardins ou terrários e não precisam de um ambiente com água para viver. Os exemplares da espécie gostam de receber atenção dos tutores e precisam de um espaço ensolarado para o seu banho de sol diário.  

As tartarugas aquáticas vivem em aquários e dividem seu tempo entre banhos e descansos em terra. Elas também precisam de banhos de sol para sua sobrevivência. Essa espécie é indicada para quem possui maior disponibilidade para o cuidado com o pet, uma vez que o animal precisa ter o casco escovado com frequência, assim como o espaço onde vive exige uma manutenção mais frequente.

2. De quanto espaço a tartaruga precisa? 

Os cuidados com as tartarugas são simples se comparados com outros pets, mas o ambiente em que ela vai habitar exige atenção:

  • É essencial que o animal possa ter acesso a áreas com exposição ao sol, assim como espaços com sombra; 
  • Caso você more em casa, a tartaruga pode viver em um ambiente reservado no jardim;  
  • Em caso de terrários, é importante que você proporcione espaço de sobra para que o pet possa se movimentar. Opções de dois andares podem ser interessantes para tartarugas maiores; 
  • Espécies aquáticas devem viver em aquários com pelo menos 4 vezes o tamanho do animal; 
  • O tanque da tartaruga aquática deve ser limpo pelo menos uma vez por semana. O terrário da terrestre ao menos uma vez por mês.

3.Qual a alimentação? 

As tartarugas terrestres são, em sua maioria, vegetarianas. Existem rações específicas para as espécies, mas experimente oferecer flores, folhas verdes e frutas. Seu pet vai adorar! 

As espécies marinhas têm uma dieta mais focada em proteínas animais. Além da ração, você pode oferecer para o seu bichinho petiscos como peixe cru, larvas e até mesmo pequenos insetos. 

4.Quanto tempo vive uma tartaruga? 

Um dos pontos mais importantes para ser avaliado por quem pensa em adquirir uma tartaruga é: esse é um compromisso por boa parte ou toda a sua vida. Variando de espécie para espécie, os animais podem viver de 50 a 100 anos. Por isso, pense bem na hora de tomar a sua decisão, pois a sua tartaruga pode fazer parte da sua herança para os filhos! 

Gostou de saber mais sobre os cuidados básicos com tartarugas? Se você optou por escolher o réptil como seu animal de estimação, acesse agora mesmo o site da Dog In Box e encontre as melhores opções de produtos para o cuidado com o pet!