Postado dia
05/Mar
Em
MUNDO ANIMAL

As plantas trazem cor e vida aos ambientes, mas vale lembrar que alguns tipos não fazem bem para os nossos amigos de quatro patas. Plantas comuns que temos em casa podem ser tóxicas se forem ingeridas pelos cães e gatos.
Para os pais de pet, é importante ter o conhecimento e consciência dessas plantas, para evitar futuros danos na saúde dos cães e gatos. Caso haja intoxicação, reconhecer que tem essas plantas em casa ajudará na explicação para o veterinário e no protocolo de tratamento específico para o seu pet. Conheça 5 plantas tóxicas para cães e gatos:
Copo-de-leite
Mesmo sendo uma planta de beleza estonteante, o copo de leite carrega um significado simbólico especial, porém, infelizmente para os nossos pets essa planta se ingerida provoca irritação das mucosas, edema de lábios, língua e palato, cólicas abdominais, náuseas e vômitos
Azaleias
As azaleias são lindas e deixam o ambiente mais alegre e aconchegante! A bela azaleia é venenosa para os pets, podendo causar sintomas como vômitos, diarreia, salivação excessiva e até mesmo convulsões.
Lírios
O lírio é uma espécie de flor, que está espalhada pelo mundo inteiro atraindo as pessoas pela sua beleza. Para os cães os efeitos da ingestão do lírio não são agressivos, já nos felinos uma pequena mordida pode causar problemas sérios como insuficiência renal e respiratória.
Comigo-ninguém-pode
Sendo uma planta mística, acreditam que a comigo-ninguém-pode equilibra a energia dos ambientes e afasta o mau-olhado.
Mesmo sendo benéfica nos ambientes, para os cães e gatos é extremamente tóxica, causando sintomas parecidos com o copo-de-leite. Irritação das mucosas, edema de lábios, excesso de salivação, cólicas abdominais, náuseas e vômitos.
Espada-de-são-jorge
Também conhecida por ser mística, é uma planta que purifica o ar e promove uma boa produção de oxigênio. Mas se infelizmente for ingerida pelos pets, os sintomas causados são irritação das mucosas, dificuldade de movimentação e respiração.
Não subestime uma folha mastigada em casa, os efeitos da intoxicação podem levar os pets a um estado grave e em alguns casos até a morte. É importante que você saiba identificar as plantas, e deixá-las afastadas dos pets, principalmente se forem filhotes.
Tomando as medidas de segurança, você terá uma casa linda e cheia de área verde e seu pet estará protegido, sem ter o menor risco de intoxicação.