Postado dia
11/Oct
Em
MEU DOG

Após ler nosso post sobre adoção, temos certeza de que você analisou todos os pontos a serem avaliados antes de adotar um filhote, entendeu a responsabilidade e os possíveis gastos que terá com seus cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para quem optou em adotar um filhote de cachorro, e tem curiosidades sobre quais cuidados devem ser tomados para mantê-lo bem e saudável.
Continue a leitura e veja 5 dicas que a Dog In Box preparou para você!
O que é preciso para receber um filhote em casa?
Antes de pensar no local em que ele vai dormir e onde irá fazer suas necessidades, é necessário identificar sua personalidade. E as origens do cãozinho podem contribuir para a sua formação. Por exemplo: se ele teve contato com a mãe, tendem a agir de um modo. Agora se foram procriados em cativeiros e sofreram maus tratos, apresentaram outros tipos de comportamento.
Pode não parecer, mas ter essas informações irá te ajudar a identificar possíveis comportamentos. Desde medo, quando você tenta alguma aproximação, ou desconfiança e estresse ao escutar barulhos altos.
Porém, é normal que inicialmente os cãezinhos apresentem desconfiança e medo. Afinal, estão em um local que não são familiarizados. Mas após um curto período de adaptação, saberão identificar quem são seus novos tutores e perceber as formas de carinho que recebem.
Agora que você sabe a importância de prestar a atenção no comportamento do seu pet, veja as dicas de cuidados que preparamos para você!
5 dicas para cuidar do seu filhote de cachorro
1- Escolha um local para deixar os pertences do animal:

Escolher um espaço e organizar os pertences do cãozinho é o segundo passo a ser tomado ao receber um bichinho de estimação no seu lar. Além de uma caminha,
e potinhos para ração e água, é importante separar um local, de fácil acesso, para ser o banheiro do animal.
Definir este local enquanto ele ainda é filhote, pode evitar muita dor de cabeça no futuro, já que nessa fase eles aprendem com maior facilidade. Para educá-lo, seria interessante utilizar um tapete higiênico, que absorve as fezes, urina e elimina odores.
2 – Estimule afeto e confiança
Quando adotamos um filhotinho, é fundamental ter em mente de que assim como um bebê, ele sentirá falta da mãe agora que está longe da mesma. Desse modo, você pode tomar algumas medidas que o ajudarão nesse processo de adaptação, como: dar muito carinho, introduzir brinquedos de conforto e utilizar panos ou almofadas com o seu cheiro, que poderá ser reconfortante.
Lembre-se de não responder ao choro dele todas às vezes. Afinal, ele pode ver o choro como um mecanismo a ser utilizado para conseguir a sua atenção.
3 – Cuide da alimentação do seu filhote
A alimentação é fundamental para o desenvolvimento de cães filhotes. Por isso, esteja atento ao comprar a ração do seu cãozinho. Ela precisa ter todos os nutrientes e vitaminas que precisa para crescer forte e saudável. Lembre-se, nunca ofereça alimentos feitos para humanos, pois estes podem afetar a saúde do pet, causando vômito, diarreia e outras doenças perigosas para os animaizinhos.
4- Cuide da saúde do seu filhote com um médico veterinário
Manter visitas periódicas a um médico veterinário é importante para que a saúde do seu cachorrinho esteja em dia. Por esse motivo, não deixe de visitá-lo. Esse profissional será capaz de identificar doenças, receitar vermífugos, aplicar medicamentos e aplicar outros cuidados que um filhote precisa.
5- Socialize seu cãozinho
Socializar seu cão desde pequeno irá prevenir muita dor de cabeça no futuro. Ensine-o a conviver com outros animais e pessoas! O convívio em local público será harmonioso e livre de confusões. Ainda, socializar o seu cãozinho ainda filhote, irá fazer com que ele não se torne um animal excessivamente medroso, reativo ou agressivo.
Para que essa socialização ocorra, é necessário estimular o cãozinho a interagir com diferentes objetos, pessoas e situações do dia a dia.
Agora que conhece essas dicas e sabe como cuidar do seu filhote, siga o Instagram da Dog In Box para ter acesso a mais conteúdos como esse!