cachorro no calor

O verão está chegando e com ele, dias de sol intenso, tempo seco e calor intenso. Se nós já sofremos quando o tempo está assim, imagina os pets.

Nossos animais de estimação, sejam eles cães ou gatos, também transpiram para realizar a regulação da temperatura corporal, mas não como nós humanos. Por isso, em dias muito quentes, eles costumam ficar mais ofegantes e com a boca aberta a maior parte do tempo, com a intenção de se refrescarem.

Contudo, durante os dias mais quentes, principalmente no verão, essa capacidade natural de se refrescar se torna insuficiente e pode levar o animal a um processo de hipotermia (onde o corpo apresenta um aumento acentuado da temperatura), quando este quadro ocorre, deve ser considerado uma emergência.

Por isso separamos 5 dicas de cuidado que você deve ter com seu pet nos dias quentes, confira:

Mantenha seu pet sempre hidratado
É muito importante manter seu pet sempre hidratado, com água limpa e fresca, sempre disponível para ele. Se sua casa for grande, você pode aumentar a quantidade de bebedouros e até utilizar bebedouros que tenham movimento, estimulando também o consumo de água dos gatos.

Você também pode oferecer cubos de gelo dentro do bebedouro para o seu pet, mas nunca os ofereça diretamente, pois, se for engolido de uma única vez, pode causar lesões de mucosa e até mesmo engasgos.

Outra opção também é oferecer água de coco gelada, desde que a bebida seja sem conservantes. Picolés ou suco feitos diretamente da fruta, também podem ser excelentes aliados.

Evite passear nos horários mais quentes do dia
Andar descalço no chão quente causa muito incômodo e até mesmo queimaduras nos pés, certo? Com os pets acontece a mesma coisa. Isso ocorre pelo fato de suas patas serem altamente sensíveis e esquentarem rapidamente, podendo causar até queimaduras graves.

Por isso prefira passear no início da manhã ou no final tarde, evitando sempre os horários entre às 10h e às 17h, além disso, prefira locais que possuam sombra, árvores e piso de grama – que não esquente tão rapidamente, comparado aos pisos de concreto e asfalto.

Piscinas e bacias são grandes aliadas
Se você não tiver uma piscina em sua casa, pode optar por comprar uma piscina infantil ou até mesmo bacias grandes, que irão caber o seu cachorro e deixá-lo confortável. Se você mora em um apartamento e não pode usar essa alternativa, opte por tapetes gelados ou toalhas úmidas, ótimas alternativas para aliviar o calor dos pets.

Não deixe a ração exposta ao sol
Além dos cuidados com a água, que precisamos ter, se atentar a alimentação também é fundamental. Ofereça ração somente no momento que o pet for consumi-la e evite o contato dela com o sol. Essa ação impede que ela sofra o processo de oxidação, que pode vir causar danos à saúde gastrointestinal do seu pet.