Adoção de animais

A adoção de animais requer muita responsabilidade e amor para dar. Afinal, é importante entender que quando tiramos um cachorro ou gato da rua, ou de uma ONG, eles passam a ser nossos dependentes. E merecem ser tratados com todo o carinho e cuidado que merecem. 

Como há várias dúvidas sobre esse processo, a Dog In Box preparou um conteúdo com todas as informações sobre a adoção de animais. Continue a leitura! 

Como funciona a adoção de cães e gatos

Antes de tudo, além de ter certeza de que o adotante possui muito carinho e amor para dar, as ONGs de adoção provavelmente irão fazer uma análise através de uma série de perguntas. A fim de garantir que o novo guardião terá condições físicas e financeiras para cuidar de um animal. Além disso, a organização filantrópica poderá realizar uma visita na sua residência para ter certeza de que ele terá um espaço adequado para viver. 

Caso o profissional que esteja fazendo os trâmites da adoção responsável veja que você possui o perfil ideal para seguir com a adoção de pets, ele seguirá com os processos necessários. Contudo, se notarem que o seu perfil e o do animal não são compatíveis, é provável que te indiquem um outro residente da ONG. 

Já em feiras de adoção, realizadas geralmente por órgãos públicos, os adotantes também  são analisados e cadastrados em um banco de dados a fim de promover o controle e a proteção dos animais que serão adotados.  Por isso, seja sempre sincero e tudo dará certo. Afinal, é de comum acordo que tanto o tutor quanto o animal, sejam receptivos a esse processo.

Considerações a ser feitas antes de adotar um pet

Adoção de animais

Seja em uma feira de adoção ou em uma ONG de abrigo de animais, é muito difícil não se encantar pelos bichinhos e querer levar um para casa, não é mesmo? Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar bem e refletir sobre alguns fatores. 

Seu estilo de vida permite ter um animal? 

Quando nos responsabilizamos em adotar um gatinho ou cãozinho, temos que ter em mente que eles precisam de amor, atenção e carinho. Portanto, antes de adotá-lo, é necessário pesar o quanto tempo você fica fora de casa e se terá disposição para realizar atividades com ele, como brincar e passear. 

Pense nos gastos 

Assim como os humanos, os animais precisam de cuidados que irão gerar certos custos. Afinal, além de alimentá-lo é necessário mantê-lo saudável, o levando em consultas periódicas ao veterinário, garantindo banho e tosa. Além de possíveis gastos eventuais com medicamentos e brinquedos para o entreter. 

Veja qual é o porte do animal

Caso esteja adotando um cãozinho, é importante identificar qual é seu porte. Afinal, ele precisará de um ambiente que tenha espaço adequado para seu crescimento. Onde ele possa brincar e gastar energia de forma adequada. Por isso, se informe sobre a raça do seu animal, mesmo ele sendo um filhotinho. Avaliar as patinhas do animal é um dos modos de descobrirem o seu porte. Quanto maiores forem, maior será seu porte na fase adulta. 

Analise idade e comportamento 

Animais possuem histórias e traumas que podem ter sido adquiridos pelo mal cuidado que receberam anteriormente. Por isso, é de extrema importância conhecer o passado deles, já que o que viveram, pode afetar seu comportamento e a relação com os adotantes. 

Agora que você já sabe o que é necessário para adotar um pet, siga a Dog In Box no Instagram e tenha acesso a conteúdos como esse!