animais de trabalho

Camelos e cavalos são alguns dos animais de trabalho que você provavelmente já ouviu falar. Saiba mais no material a seguir 

O tema é polêmico e pouco debatido, mas a verdade é que muitos animais possuem profissões importantes e até mesmo cruciais para os humanos. Quer conhecer mais sobre esses trabalhos e os bichos que fazem parte dessa lista? Então confira o conteúdo especial que a Dog In Box preparou para você! 

Cavalos 

O cavalo é um velho conhecido do ser humano, sendo usado principalmente no transporte de bens e locomoção ao longo do tempo.  

Além disso, o animal tinha papel fundamental em batalhas. Aliás, estima-se que cerca de 8 milhões de cavalos perderam suas vidas apenas na Primeira Guerra Mundial.  

Mas o uso do quadrúpede não se resume aos conflitos humanos. Atualmente, o cavalo ainda é muito utilizado em ambientes rurais com transporte de cargas e manejo do gado. Além disso, seu trabalho é fundamental em provas de hipismo, adestramento, polo, salto, vaquejada e rodeio. 

Cães 

O grande companheiro e melhor amigo também faz parte dessa lista. As principais tarefas atribuídas aos cachorros estão relacionadas com seu faro, mas o trabalho desse animal não se limita a ajudar a polícia farejando em busca de drogas ou explosivos.  

Além dos exemplos acima citados, os cães também podem contribuir no dia a dia de pessoas com deficiência visual, no resgate de vítimas soterradas e muito mais. Dentre as principais profissões dos cachorros estão: 

  • Cão guia; 
  • Resgate e salvamento; 
  • Animal de terapia; 
  • Cão de serviço; 
  • Animal de patrulha. 

Camelos 

O camelo é um animal forte e resistente que é usado até hoje como meio de transporte nas regiões que habita.  

Acredita-se que a data da domesticação desse animal remeta até 20.000 a.C. Por isso, historiadores afirmam que grande parte dos avanços de culturas do passado se deram graças ao camelo.  

Mesmo sendo muito popular, o animal corre grave risco de extinção. Ele pode ser encontrado em seu estado selvagem apenas no deserto de Gobi. 

Elefantes 

Da mesma forma que cavalos e camelos, os elefantes foram muito utilizados em guerras ao longo da história. Também por conta de seu grande porte, força e inteligência, o animal foi muito útil para atividades de construção, exploração madeireira e transporte de cargas.  

Por fim, o elefante foi o animal símbolo de circos ao redor de todo o mundo desde o século XIX. Infelizmente, ainda existem estados brasileiros que permitem o uso desse e de outros animais em suas apresentações circenses, promovendo abusos e violência em troca de entretenimento e lucro. 

Agora que você já sabe mais sobre os animais de trabalho, aproveite para discutir com sua rede de contatos quais dessas profissões são válidas ou ultrapassam o limite da ética. Aproveite também para acessar o site da Dog In Box e encontre os melhores itens para cuidar do seu pet!