O roedor é uma ótima opção para quem quer ter um pet mas não possui muito espaço em casa 

O Esquilo da Mongólia faz sucesso entre as crianças e é perfeito para residências menores e apartamentos. O pequeno animal é originário do deserto da Mongólia, e antes de se popularizar ao redor do mundo como pet, era utilizado como cobaia em pesquisas de laboratório. Para você conhecer mais sobre este simpático bichinho, a Dog in Box preparou o seguinte material. Confira!

O animal precisa tomar banho?

Esquilos da Mongólia não devem tomar banho e podem até mesmo contrair pneumonia se forem lavados.

A serragem, geralmente utilizada em gaiolas de outros roedores, também deve ser evitada já que é produzida com madeira de pinus. A árvore possui óleos tóxicos ao pet, que podem causar graves problemas respiratórios e alergia no animal.

Portanto, para forrar a gaiola do bichinho é mais seguro optar pela areia de gato comum. 

Como escolher a gaiola para o seu amiguinho

O espaço do pet precisa ser escolhido com muito cuidado. O pequeno roedor adora saltar, e pode aproveitar ao máximo o espaço de uma gaiola grande e alta.

Se preferir, você pode improvisar uma gaiola utilizando um aquário antigo. Lembre-se de fechar o antigo aquário com uma grade, para possibilitar a circulação de ar na gaiola caseira.

Dieta do roedor

O Esquilo da Mongólia precisa de nutrientes específicos, mas alguns grãos e cereais também podem ser oferecidos como complemento na dieta do bichinho. Invista em rações próprias para o animal para uma alimentação saudável e balanceada.

O roedor também adora vegetais, que podem ser oferecidos em grande variedade ao animal, desde que em pequenas porções. Verduras verdes são ótimas, assim como frutas e legumes.

Além disso, lembre-se de oferecer água fresca e limpa para o seu bichinho de estimação. Coloque um bebedouro próprio para roedores na gaiola do animal e troque a água constantemente.

Gostou de conhecer mais sobre este adorável roedor? Então aproveite para visitar o site da Dog in Box e encontre de tudo para cuidar do pet!