Gripe Canina

Você sabia que assim como seus tutores, os cães também podem ficar gripados? Pois é! E apesar de ser muito comum durante as estações chuvosas, a gripe canina não costuma ser grave, mas sempre deve ser vista como um alerta.

Afinal, essa enfermidade é muito contagiosa entre os pets e traz um grande desconforto e mal-estar para os nossos amigos de quatro patas.

Conhecida como tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina, essa doença respiratória é causada por um vírus ou uma bactéria que atinge as vias aéreas dos cachorros de todas as raças e idades.

Por isso, a Dog In Box preparou uma matéria especial para te deixar por dentro do assunto e ajudar a proteger a saúde do seu cãozinho. Continue a leitura! 

O que é Gripe Canina?

A Traqueobronquite infecciosa ou gripe canina é uma das principais infecções ocasionadas durante o inverno. Localizada nas vias aéreas (do focinho até os pulmões) dos cães, o vírus da gripe costuma atingir mais filhotes e cachorros idosos. Mas porque isso acontece? 

A gripe em cães idosos e filhotes é mais comum por esses animais apresentarem possíveis deficiências no sistema imune. Desse modo, vemos como é importante sempre prestar muita atenção aos nossos bichinhos de estimação. 

Transmissão

A transmissão dessa doença ocorre rapidamente, através do contato direto de um cão contaminado com um saudável. Locais onde há uma grande concentração de animais, como parques, hotéis e creches, são os mais propensos a promover o contágio. Além disso, brinquedos ou comedores infectados também são capazes de contaminar um cãozinho sadio. 

Em casos mais graves, a gripe canina pode evoluir para uma pneumonia. Portanto, se você é tutor de animais portadores de doenças crônicas ou que possuam focinho curto, como é o caso dos Pugs, Boxes, Buldogs e Shih Tzus. É necessário ter atenção e um cuidado redobrado com a saúde do seu animal.

Sintomas da gripe canina

A tosse é o sinal mais comum entre os sintomas da gripe e muitas vezes pode vir ou não acompanhada de uma secreção nasal. Como os pets não conseguem nos avisar quando estão doentes, separamos uma lista com os principais sintomas da gripe canina para que você esteja preparado para identificar a possível infecção no seu cãozinho. Veja a seguir: 

  • Febre; 
  • Tosse seca e aguda (confundidas com engasgos);
  • Espirros; 
  • Falta de apetite;
  • Indisposição; 
  • Secreção nasal e ocular; 
  • Vômitos. 

Seu cachorro apresentou sinais leves de contágio da gripe? Leve-o à nossa unidade mais próxima para uma consulta com um médico veterinário! Se houver persistência dos sintomas, seu amigo de quatro patas pode acabar desenvolvendo pneumonia, secreção nasal e ocular, sangramento das vias respiratórias e dificuldade respiratória. Por isso, esteja atento à saúde do seu cãozinho! 

Tratamento  

Após a consulta e a aplicação de um tratamento adequado, é recomendado que seu pet tenha uma boa alimentação e faça repousos. Além de precisar passar pela privação de banhos de chuva e a não exposição a ventos e umidade. Somente assim ele irá se recuperar totalmente e se manter forte.

Contudo, para que a gripe canina seja prevenida, é de suma importância manter a vacinação do seu cãozinho em dia! Principalmente se ele costuma ter contato com outros cães.  Geralmente, esses animais devem receber a primeira vacina quando completam 80 dias de vida. 

Prevenção

Há dois tipos de vacina da gripe: a injetável e a intranasal. A primeira é aplicada em duas doses, já a segunda, é aplicada somente uma vez, em gotas pelo nariz do animal. Apesar de estarem imunizados, é preciso ter ciência de que o seu Pet não estará 100% imune. 

Porém, é um fato que um animal vacinado terá sintomas mais brandos caso contraia a gripe. Lembre-se! Manter o seu cãozinho longe do contato com animais doentes e não vacinados é fundamental para manter a saúde dele em dia!

Agora que você sabe mais sobre o assunto, aproveite para acessar o site da Dog In Box! Lá você encontra os melhores itens para manter o seu amigo de quatro patas alegre e saudável.

Nos acompanhe no Instagram!