Postado dia
01/Nov
Em
MUNDO ANIMAL

Hamsters são bons pets para se ter em casa. Além da sua aparência fofa e delicada, esses pequenos roedores são adoráveis fontes de alegria e amor para os seus tutores. Mas, para criá-los, há alguns cuidados específicos que devem ser aplicados para manter seu bem-estar.
Por isso, a Dog In Box preparou um artigo para você ficar por dentro de como escolher e preparar um ambiente para receber um hamster. Além disso, separamos alguns cuidados necessários para mantê-lo feliz e saudável. Continue a leitura!
Como montar um ambiente para hamster?
Quando cuidamos de um animalzinho que vive somente em um único local, é preciso pensar em seu conforto e segurança. Apesar de serem pequenos, os hamster precisam de um espaço para gastar a energia atrás de atividades diárias e há duas opções de moradia para esse roedor: gaiolas e terrários.
A diferença entre ambos é somente o material em que são construídos. Enquanto a gaiola é composta por uma grade de metal, o terrário é um ambiente fechado, formado por vidro e madeira. Agora, para escolher o ambiente ideal, é necessário se basear nos hábitos do hamster. Se ele for muito ativo, que gosta de se pendurar e escalar, o indicado é usar um terrário de vidro.
Após definir o tipo de habitat, o tutor deverá complementar o espaço com brinquedos e lugares que o pet possa descansar, se alimentar e realizar suas necessidades fisiológicas. O indicado é que o terrário tenha, em média, de 80 a 30 cm de comprimento, 40 a 50 cm de largura e 40 a 50 cm de altura. Desse modo, o animal não irá se sufocar e terá acesso a bebedouro, rodas e tubos de exercícios, além de uma área exclusiva com feno para sua alimentação.
Hamsters e sua alimentação

Além do feno, que é a principal fonte de alimentação do hamster, médicos veterinários especializados em animais silvestres e exóticos, recomendam oferecer frutas, legumes, verduras verdes e petiscos ao roedor. Esses alimentos devem ser consumidos em pequenas quantidades e ao máximo, duas vezes por semana.
A ração também é uma opção para compor a alimentação dos hamsters. Esse produto é elaborado por especialistas e oferece tudo o que o seu pequenino precisa. Caso escolha a ração como fonte de alimentação, dê preferência pelas do tipo premium, produzidas com itens nobres e alguns complementos.
Ainda, há a alfafa. Um ótimo alimento para os roedores, ele é um vegetal seco e uma erva rica em nutrientes. Ela deve ser oferecida como um petisco, já que seu consumo em excesso pode causar problemas de saúde.
Fique de olho na higiene!

Assim como os felinos, hamsters são animais muito higiênicos e cuidam de sua própria limpeza. Mas isso não significa que você deva deixar de se preocupar com a higiene do seu roedor. Lembre-se de sempre limpar a gaiola ou terrário regularmente. É muito importante verificar o substrato higiênico, realizar a sua troca se for o necessário, além de limpar as necessidades do animal e realizar a higienização do comedouro, bebedouro e brinquedos.
Estimule exercícios
Hamsters são muito ativos e cabe aos tutores estimularem a prática de exercícios! A roda de hamsters é uma boa escolha para ajudar nesta atividade. Porém, ela não deve ser a única opção. Por isso, indicamos a bola de exercícios feita especialmente para o seu roedor praticar caminhadas e correr pela casa, desbravando novos ambientes.
A prática de atividades físicas ajudam o seu amiguinho a se desestressar e a fortalecer o seu sistema imunológico, mantendo assim, uma boa qualidade de vida. Por último, lembre-se sempre de manter visitas regulares ao veterinário especialista em animais silvestres. Assim, você sempre manterá seu roedor saudável.
Gostou do artigo? Siga nosso Instagram para acompanhar mais conteúdos como esse! Na Dog In Box você encontra tudo o que o seu hamster precisa. Procure a unidade mais próxima e nos faça uma visita!