Os felinos têm uma relação difícil com a água, mas com algumas dicas é possível acostumá-los

Os gatos são bichinhos muito particulares, com hábitos bem diferentes dos cachorros e outros pets. Quando se trata de higiene, sabemos que os felinos gostam de se limpar com a língua e alguns deles têm aversão ao banho. Como lidar com esses bichinhos?

É o que você vai aprender nesse material da Dog In Box.

Água e gatos: origem do problema

Os especialistas apontam que essa relação estranha entre os gatos e o banho provavelmente remonta à origem da espécie. Os gatos domésticos vieram do Oriente Médio, onde há muitos desertos e por isso o banho em água é pouco habitual para esses bichos. 

Afinal, gatos podem tomar banho?

Os gatos podem tomar banho e precisam deles, mas não com tanta frequência assim. Tudo vai depender dos hábitos do gatinho: os que saem mais de casa e se sujam precisam mais de banhos do que os caseiros. É sempre uma boa ideia consultar um veterinário para saber a necessidade. 

Como dar banho no gato

Ok, então é hora de dar banho no seu bichinho. Pode ser uma tarefa difícil para os que têm mais medo de água, mas a dica é acostumá-los aos poucos.

A melhor solução é dar banhos desde filhote se você tiver a possibilidade. Assim, certamente o gato vai acostumar com a ideia e não terá medo da água.

Agora, ainda que seu pet já seja mais crescido, isso não impede que ele se acostume com os banhos. É só ir aos poucos, dando espaço e conforto para o gato. Olha só algumas dicas:

– Opte pela água morna, para não assustar o gato com uma temperatura muito fria ou muito quente.

– O gato precisa caber com folga no espaço. Por isso, use uma bacia grande!

– Procure por produtos especializados para dar mais conforto ao banho dos gatos, como xampus específicos e esponjas.

– Se o gato ainda estiver muito arisco, tente usar luvas de jardinagem. Assim, você evita que ele te arranhe ou te morda no processo.

– Não esqueça de secar o gato após o banho. Você pode usar uma toalha ou um secador em potência mínima.

Dar banho no gato não é difícil! Com alguns cuidados, vai ser possível acostumá-lo com a água e fazer com que o pet perca o medo. Gostou do conteúdo? Acesse o site da Dog In Box e confira todos os nossos produtos para cuidar do seu bichinho.