Postado dia
19/Nov
Em
MEU GATO

Se você tem um gatinho como animal de estimação, temos certeza de que você já se perguntou se eles sentem dor de dente, assim como nós, humanos. E a resposta é sim, os gatos sentem dor de dente, mas identificar isso pode ser desafiador, principalmente por sua tendência de esconder sinais de desconforto
Problemas dentários em gatos podem ser extremamente dolorosos e, se não forem tratados corretamente, podem levar a complicações mais graves. É uma tarefa constante dos tutores entenderem e reconhecerem sinais de dor e como cuidar da saúde bucal do seu pet.
Assim como os humanos, os gatos podem sofrer com placa bacteriana e tártaro, o que pode causar inflamações nas gengivas e dor. Outro problema comum é a doença periodontal, que afeta a estrutura que sustenta os dentes e pode causar desconforto e até a perda dos dentes.
Além disso, muitos gatos com mais de cinco anos desenvolvem reabsorção dentária, uma condição dolorosa em que o próprio dente começa a se deteriorar. Inflamações, como gengivite e estomatite, também são comuns e podem ser causadas por infecções, doenças autoimunes e até por alguns vírus.
Para identificar a dor de dente no seu gato, é importante prestar atenção a alguns sinais, já que eles raramente demonstram estar com dor. Se seu gatinho estiver com dificuldade para comer ou estiver evitando alguns alimentos duros, preferindo opções pastosas ou líquidas, isso pode ser um sinal de dor ao mastigar.
O mau hálito (halitose) é outro indicativo comum de problemas bucais, geralmente associado ao acúmulo de tártaro ou infecção. Salivação excessiva, além de movimentos frequentes para tentar tocar a boca com a pata, também pode indicar desconforto dental.
Outro sinal que você deve estar atento é a perda de peso sem motivo aparente, pode ser que a dor ao mastigar esteja impedindo-o de se alimentar adequadamente.
Para cuidar da saúde dental do seu felino, algumas ações preventivas podem fazer toda a diferença. A escovação regular dos dentes é a melhor forma de prevenção; use uma escova e pasta de dente específicas para gatos; além de ajudar, essa prática pode criar um momento de interação entre vocês.
A alimentação também pode ajudar: rações e petiscos específicos, como os de marcas como Royal Canin e Hill’s, são formulados para reduzir a formação de placa e tártaro.
Consultas regulares ao veterinário são essenciais para a saúde geral do pet, e o veterinário pode avaliar a situação dos dentes durante as visitas anuais.
Existem também sprays e géis dentários que auxiliam na manutenção da limpeza bucal e podem ser usados como complemento.
Caso observe algum sinal de dor de dente ou desconforto na boca do seu gato, é importante procurar um veterinário. Em alguns casos, o tratamento pode incluir uma limpeza profissional ou até a extração de dentes comprometidos.
Manter uma rotina de prevenção ajuda a evitar que ele sofra com problemas dentários, garantindo uma vida mais saudável e confortável ao seu lado.