Temos certeza que você já se perguntou por que seu cachorro parece estar sempre se coçando, não é mesmo? É comum ver nossos pets, principalmente os cachorros, se coçando ocasionalmente, mas quando isso se torna mais frequente do que o normal, pode ser um sinal de que algo está incomodando.

Hoje separamos algumas razões que podem explicar por que seu pet pode estar se coçando mais do que o normal, confira!

Pulgas e carrapatos

Esses parasitas são uma das principais razões para a coceira excessiva em cães. Pulgas e carrapatos se alimentam do sangue do seu animal de estimação, e isso pode acabar causando uma irritação intensa na pele, fazendo com que eles se coçarem frequentemente.

Alergias

Assim como nós, os cães também podem ter alergias a uma grande variedade de coisas, como alimentos, produtos químicos domésticos, pólen, mofo e até mesmo picadas de insetos. Essas alergias podem desencadear uma reação na pele do seu cachorro, causando coceira intensa.

Por isso é muito importante que você se atente, caso seu pet comece a ter uma crise alérgica e leve o até um veterinário, caso isso ocorra.

Problemas de pele

Doenças de pele, como dermatite atópica, sarna, dermatite de contato e infecções fúngicas, podem causar irritação e coceira em cães. É importante consultar um veterinário para diagnosticar e tratar esses problemas da melhor forma possível.

Secura da pele

Assim como nós, os cães podem ter pele seca, especialmente durante os meses de inverno ou em climas muito secos. A pele seca pode causar coceira e descamação, levando seu cachorro a se coçar com frequência. 

Para evitar esse problema, você ode investir em uma alimentação balanceada e rica em ácido graxos essenciais, além de investir também em suplementos, banho e higiene, escovação regular, além de consultas regulares ao veterinário.

Estresse e tédio

Em alguns casos, a coceira excessiva pode ser causada por estresse, tédio ou ansiedade. Isso pode se manifestar como um comportamento compulsivo de se coçar para aliviar o desconforto emocional. 

Para notar se a coceira excessiva é causada por estresse ou ansiedade, observe se seu pet começa a ter esse comportamento, nos períodos que ele fica mais sozinho ou sem a companhia do seu tutor favorito. 

Se você notar que seu cachorro está se coçando mais do que o normal, é importante investigar a causa real. Para isso, consulte um veterinário para um exame completo e um plano de tratamento adequado.

Com o cuidado certo, você pode ajudar seu amigo peludo a se livrar da coceira e a ter uma vida mais confortável e feliz.