Saiba tudo o que você precisa fazer para ter um furão, esse animalzinho curioso e cheio de energia

Você viu o vídeo fofo de um furão na internet e agora quer um para você? Tudo bem. A gente sabe como é! Esses animaizinhos diferentes e muito divertidos podem ser ótimos companheiros, mas antes de ter um, é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes. Aqui estão algumas informações para adotar esse animal incrível com toda a segurança e informações que você precisa:

Posso ter um furão?

A resposta é sim, mas isso não é tão fácil quanto adotar um cachorro ou um gato. Como não é originário do Brasil, o furão é considerado um animal exótico, o que significa que ele pode ser domesticado, mas através de uma documentação especial do IBAMA. Eles normalmente vêm dos EUA, de onde são originários, e chegam aqui com chip de identificação e já castrados. Por isso, é importante buscar uma loja de confiança para adquirir o seu.

Rações específicas

Furões exigem um tipo de ração feita especialmente para eles. Como são originalmente animais carnívoros, precisam de muita proteína para viverem bem, algo que as rações específicas para a espécie oferecem de forma abundante.

Brinquedos e acessórios

O furão é um animal que gosta muito de brincar. Por isso, ao levar um para casa, é preciso garantir uma gama variada de brinquedos e acessórios para fazer a alegria dele. Além disso, outro acessório muito importante é ter uma gaiola que também ofereça distrações para o animal. Como são muito curiosos e brincalhões, eles podem fazer o que não devem quando estão sozinhos, por isso ter uma gaiola que os distraia e não os aborreça é uma boa ideia.

Saúde frágil

Para domesticar o furão, uma seleção artifical foi feita, com o intuito de torná-los animais menos selvagens e mais domésticos. Esse tipo de processo pode acabar causando problemas de saúde nos animais, por isso os furões normalmente possuem uma saúde frágil e são suscetíveis a doenças genéticas. Levar o furão a um veterinário com frequência, pelo menos de seis em seis meses, é fundamental para acompanhar de perto a saúde deles. Da mesma forma, é preciso cuidar bem da higiene dele, fazendo limpezas regulares no lugar onde ele vive e dando banho. A expectativa de vida dos furões normalmente é de seis a nove anos.